quarta-feira, 3 de outubro de 2007

O Sorriso de Monalisa


A minha opinião em relação ao filme no seu contexto geral, é romântico, com conflitos de convivência entre as pessoas.
Pelo seu aspecto didático-pedagógico é retratada, a relação aluno x escola x professor x sociedade no âmbito de um colégio onde corpo de aluno é do sexo feminino.
O papel da escola puramente tradicionalista focava a preparação intelectual e moral das alunas para assumir o seu papel na sociedade, onde a elas eram preparadas para a constituição familiar, ter filhos e principalmente ser subordinada ao marido.
Com relação às alunas, aprendizagem eram receptivas e mecanizadas, sem a consideração das características da idade.
A sociedade da época no geral consistia de famílias tradicionais, e junto com a escola focalizava uma preparação das alunas para um casamento, sem opinião própria.
Em relação à professora com tendência progressista no aspecto critico social dos conteúdos, procurou da ênfase na relação aprendizagem baseada na estrutura cognitiva estruturada das alunas.
Essa tendência tinha um significado importante, que foi a participação das alunas e a professora como mediadora entre o saber e as alunas. Houve diversos conflitos de interesses entre a professora e as alunas, que julgavam que a metodologia aplicada na escola era correta, pois estavam ali para aprender a serem donas de casa, que no contexto de tendência pedagógica tradicional, respeitavam a sociedade daquela época.
Com tendência progressista defendida pela aquela professora de Historia da Arte, onde procurava ensinar que as alunas tinham o sensor critico, reflexões e idéias inovadoras, perante a escola e a sociedade da época.

Nenhum comentário: